sexta-feira

Pré- projeto - Resgatando Nossas raízes - Escola Santa Isabel

Pré - Projeto - Resgatando Nossas Raízes

Escola Municipal Santa Isabel

Profª Patrícia Da Gama Vasconcelos

Abril de 2010

Justificativa

A principal função do trabalho com o tema "Resgatando nossas raízes" é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade conhecendo nossas raízes, sabendo d onde viemos e para onde queremos ir.
No que se refere as nossas origens, há muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos à criança pelo que se faz e se dizem casa. Esse conhecimento deverá ser trazido e incluído nos trabalhos da escola, para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos, no reconhecimento dos valores que se expressam por meio de comportamentos técnicos, manifestações artísticas e culturais.
É importante que o professor trabalhe com o objetivo de desenvolver nos alunos uma postura crítica diante da realidad de informações e valores vinculados pela mídia e daqueles trazidos de casa.
Para tanto, o professor precisa conhecer o assunto e, em geral buscar junto com seus alunos mais informações sobre suas origens e relacioná-las à realidade, salientando as modificações culturais, que tem influenciado no comportamento da comunidade.
Surge então, a necessidad de intensificar estudos, pesquisas e debates sobre esses temas, procurando uma abrangência maior, inclusive atingindo a comunidade em geral, através do envolvimento.

Objetivo Geral

Resgatar os costumes, os valores, a cultura que existiu anteriormente, sem perder a própria identidade, e assim conhecer de onde veio, para assim poder planejar onde se quer chegar, poisquem não sabe de onde vem, logo não saberá onde deseja ir.

Objetivos específicos

Conhecer sua origem;
Compreender a importância de saber nossas origens, para podermos planejar o futuro tendo assim uma estrutura concreta;
Estimular o resgate cultural.



Relatórios da Escola Marcino Custódio

Relatório

Escola Ativa - Escola Mun. Ens. Fund. Marcino Custódio da Costa
Profº Carlos Alexandre da silva Vasconcelos
Março 2010

No período que iniciou-se o ano letivo entre o final de fevereiro e o mês de março de dois mil e dez, primeiramente realizei um trabalho de conhecimento da comunidade escolar através de um questionamento feito às famílias e a vida de cada um dos alunos ali inseridos.
Os passos dados neste período momento com a turma de alunos, foi mostrar que eu como professor estava ali para ajudá-los e auxiliá-los durante o processo de construção do conhecimento de cada um.
Regras são fundamentais para que se garanta o bom relacionamento em grupo, desta foma criamos nosso cartaz com regras para que tenhamos direitos e deveres, e pudéssemos viver em harmonia e respeito mútuo.
Nesta visão de harmonia e respeito, decidimos formar o comitê do meio ambiente na escola, para preservação e conservação do meio em que vivemos, pois a principal atividade na região é a agricultura, e respeitar e viver em consonância com a natureza, nos propiciará um ambiente saudável e que nos ofereça uma melhor qualidade de vida.
Também devo lembrar que esta ideia, foi uma decisão da turma em comum com o professor.

Abril de 2010

O mês de abril foi marcado por uma decisão tomada por nossa comunidade escolar, pais, alunos, professor e funcionária da escola, se propuseram desenvolver um trabalho que hoje está praticamente extinto nas comunidades rurais devido as facilidades oferecidas pelo comércio, que é a oferta de verduras, frutas e legumes.
A comunidade escolar decidiu junto a mim tornamos realidade a horta escolar. Com a ajuda dos pais, alunos, professor e funcionária, no mês de abril já dispomos de uma horta cercada para o plantio de hortaliças.
É bom lembrar que esta horta, serve de apoio pedagógico ao professor, para desenvolver atividades nas mais variadas áreas do ensino, criando uma forma diferenciada de aprendizagem ao aluno, e também auxiliando na qualidade da merenda escolar que é oferecida aos mesmos.
Neste mês também recebemos materiais que nos auxiliam no trabalho em sala de aula. Material dourado e jogos.

Maio de 2010

O mês de maio no município, é um dos meses que conta e relembra a história do nosso povo. Como é um mês que conta nossa história, a escola não poderia ficar de fora. Durante o processo que se organiza as festividades do município, a escola foi um dos veículos de comunicação da administração, pois através dos alunos chegaram informações às famílias sobre o município de Amaral Ferrador e suas festividades em comemoração ao 22º aniversário de emancipação.
A comunidade está caminhando em passos firmes e com o objetivo de mudanças através do trabalho mútuo e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, onde cada um oferece uma parcela de ajuda e transformamos a educação. Neste mesmo mês conseguimos através da EMATER, uma variedadede mudas que foram doadas à escola para a criação de um pomar, além de árvores nativas e ornamentais incentivando a jardinagem e a conservação do meio ambiente em que se está inserido. Desta maneira, formar cidadãos conscientes, em que cada um cuida do meio em que vive, se ajuda e respeita a forma de ser e de viver de cada indivíduo.

domingo







Projeto Meio Ambiente - E. Santa Isabel e Perciano Viegas e escolas do campo




Monitoramento 5ª CRE




Dia das mães - E. José Elpídio e N. Srª dos Navegantes